terça-feira, 7 de agosto de 2012

Robô Curiosity pousa tranquilamente em Marte e NASA comemora a missão

Curiosity (Foto: JPL-Caltech / Nasa)
Oportunitty vai recolher e analisar a composição orgânica de rochas e do solo de Marte (Foto: JPL-Caltech / Nasa)

A sonda que levou o mais moderno jipe-robô, o Curiosity, fez sua aterrissagem com exito nesta segunda-feira (06 de agosto de 2012) às 02:32 da manhã horário de Brasília.  Após sua chegada à superficie de Marte, o Jipe-robô iniciará uma revisão de todos os seus sistemas, antes de começar a enviar informações e dados vindos do planeta vermelho. Ainda esta semana, o jipe deve ativar outra câmera e enviar imagens coloridas, depois de já ter mandado fotos em preto e branco.

As informações recolhidas pelo Curiosity serão enviadas apenas uma vez por dia. Após essa transmissão, o explorador automaticamente passa a processar e interpretar novas informações. As observações registradas são armazenadas sobre o computador de controle do robô e, posteriormente, sobre o satélite que mantém sua comunicação com a Terra.
"Temos que ter muita paciência, porque é preciso estar completamente seguro que o entorno é adequado e não há risco. Após essa revisão, o explorador passará a captar os primeiros dados", explicou à Agência Efe Felipe Gómez, um dos cientistas espanhóis envolvido no projeto.
Primeira imagem feita pelo Curiosity em Marte mostra a roda do Jipe na superfície do planeta. (Foto: Reprodução / Nasa TV / Reuters)
primeira foto tirada do robô oportunity (Reuteurs)
Gómez trabalha no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da agência espacial americana (Nasa), em Pasadena, na Califórnia, onde permanecerá por mais três meses. Ele qualificou a aterrissagem da Curiosity com um fato "muito emocionante" e "surpreendente", pela suavidade com que o explorador pousou na Cratera Gale, ao sul do equador marciano.
"O desdobramento foi realizado passo a passo; um êxito de peso", disse o cientista, que pertence ao Centro de Astrobiología (CAB) da Espanha.
Segundo Gómez, o fato de poder participar dessa missão – uma das maiores já desenvolvidas – "pressupõe um desafio tecnológico nunca assumido anteriormente, por causa do tamanho, volume e peso do explorador, assim como a quantidade de instrumentos científicos que ele robô transporta".
Na superfície de Marte, o Curiosity analisará nos próximos dois anos a possibilidade de ter existido ou existir condições para a vida no planeta vermelho.
Sombra do jipe-robô Curiosity, na superfície de Marte. (Foto: Nasa / Brian van der Brug / AFP Photo)
Sombra do robô Curiosity é vista na superfície de Marte nesta segunda (Foto: Nasa/Brian van der Brug/AFP)



























Após uma viagem de oito meses e 566 milhões de quilômetros, a sonda tocou a tênue atmosfera marciana a 20 mil quilômetros por hora --17 vezes a velocidade do som--, antes de iniciar sua descida controlada.

Momentos após o pouso, a Curiosity enviou suas três primeiras imagens do solo marciano. Numa delas, uma roda do veículo e a sombra do jipe apareciam à frente do terreno pedregoso.

A operação de pouso foi considerada a mais complexa na história dos voos espaciais não tripulados. Por causa da demora nas comunicações por rádio entre a Terra e Marte, todo o processo precisou ser autoguiado, sem a interferência de técnicos.


Assista o primeiro vídeo feito pelo robô Curiosity


O filme acima é uma seqüência de 297 miniaturas de fotos enviadas pela sonda Curiosity Rover que pousou em Marte. Elas documentam os últimos 2,5 minutos do pouso.
Abaixo temos a simulação do pouso feito pela sonda curiosity e o desacoplamento do robô curiosity

Reuteus/NASA

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mapa de visitantes no mundo

Sociedades e Conspirações

Sociedades e Conspirações
templários, maçonaria, iluminatti, Alquimistas veja tudo aqui

S.E.T.I

S.E.T.I
Seach for Extra Terrestrial Intelligence

Parceiros

Powered by BannerFans.com

Fórum Confidencial Info

Novo Fórum UFO League

Localizador

Visitantes


contador visitas gratuito