quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tempestade solar pode abalar redes elétricas e de comunicações da Terra

Créditos - NASA


"O Sol sofreu um 7 de junho uma tempestade de força mediana (M-2), com emissão de massa coronal (CME, na sigla em inglês) visualmente espetacular", informou o observatório dinâmico solar da agência espacial americana por meio de comunicado.
Uma rara tempestade solar poderá afetar a atividade dos satélites, como as redes de comunicações e elétricas da Terra, nesta quarta-feira, alertaram alguns cientistas. O fenômeno incomum foi localizado por um observatório espacial da Nasa.

Ainda segundo a nota, a tempestade apresentada uma "quantidade importante de prótons de alta energia, superior a 100 megaelétrons-volts (MeV)", provocando perturbações nas redes elétricas, principalmente nos satélites GPS, e obrigar mudanças no itinerário de aviões ao sobrevoarem as regiões polares.
De acordo com o serviço nacional de meteorologia dos Estados Unidos (NWS), desde 2006 não era visto uma tempestade solar desta magnitude. O centro de previsões espaciais do NWS considerou o fenômeno algo "espetacular" e "suscetível de provocar uma tempestade geomagnética de pequena a moderada, em 8 de junho, a partir das 15h (horário de Brasília), aproximadamente".

Assista as imagens da Erupção Solar:

Fonte: Redação SRDZ






0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...