segunda-feira, 6 de junho de 2011

Hiram Abiff - O personagem principal da Maçonaria, a maior Sociedade Secreta do mundo

Templo do Rei Salomão
Quando adentra-se em um Templo Maçom qualquer, vê-se uma cerimônia bastante peculiar e comum no mundo da Maçonaria. Ela recorda morte de Hiram Abiff, o arquiteto construtor do Templo de Salomão em Jerusalém. Ele é um personagem bíblico obscuro e aparece uma unica vez no Livro de Crônicas, transformado na figura principal do ritual maçônico.

 Hiram, o arquiteto, era filho de uma mulher da tribo de Dan e de um homem tírio chamado Ur, que significa "forjador de ferro", consoante o relato bíblico em II Crônicas, 10; ou filho de uma viúva da tribo de Naftali consoante refere Reis I, 7:13. O nome Hiram pode ser traduzido como "Vida Elevada".

Certa vez, Hiram Abiff, inspecionou o Templo e encontrou 3 artesões,conhecidos como Jubela, Jubelo e Jubelum. Eles exigem uma senha que segundo eles iria lhe dar poder e sabedoria, pois segundo eles, o próprio Hirão, prometera dar lhes a senha quando o Templo estivesse pronto  - a palavra secreta do Mestre Pedreiro.

Habif ignorou Jubela, e Jubelo, mas o outro artesão, Jubelum, o pegou e mais uma vez pediu a palavra secreta para o Grão -Mestre.Mas Abiff se pronunciou dizendo que espera-se até que o Templo estivesse totalmente concluído, fazendo isto, ele atenderia os pedidos de Jubelum e dos outros. A recusa dele, custou-lhe a vida.

Os 3 artesões, conhecidos como "Rufiões" levaram o corpo para os entulhos, enterraram-no e sob sua cova, plantaram um ramo de Acácia afim de localizar  o corpo mais adiante, caso o precisasse. No templo, o primeiro vigilante, reúne os trabalhadores para uma chamada diária, um tipo de Ponto para conferir se todos os trabalhadores estariam. Mas Jubela, Jubelo e Jubelum, não estavam presentes.

Enquanto isso eles fugiram para o porto, mas o Barqueiro, pediu um Salvo-conduto, que seria um documento exigido pelo Rei Salomão proferido num Edito.Um tipo de documentação necessária para deixar o Estado, um passaporte oficial.

Com o desaparecimento do Grão-Mestre (arquiteto) Abiff, o canteiro de obras se tornou um caos total e a esse ponto segundo a lenda, o Rei Salomão ficou sabendo da morte de seu melhor Mestre de Obras e ordenou imediatamente uma busca incessante pelo Grão Mestre. Os artesãos então confirmaram para o rei,que os outros 3 artesãos ausentes foram os responsáveis pelo assassinato.

Foi então que aconteceu o pior para os artesãos assassinos: O Rei Julgou-os e os puniu, dando o veredito de execução de acordo com os rituais de maldições.

O Rei então ficou necessitado de passar a palavra secreta do mestre Hirão Habiff, depois que ele encontrou a jóia que usava, não havendo mais duvidas do reconhecimento do corpo. Ele chamou Hirão, Rei de Tiro,a segunda pessoa de confiança do Rei, para que ele conduzisse o corpo de Abiff para ter uma cerimônia mais digna, dentro de as salas do Templo do Rei. Durante a Cerimônia, o rei pediu para que fosse colocada uma palavra, que seria uma substituta da que fora perdida pelo pedreiro Habif, até que as futuras gerações descubram e tragam à luz a verdadeira palavra.

Nesse momento, o Rei pronuncia a palavra, esta não pronunciada momento algum pelos artesãos.

A palavra de 3 sílabas, é a chave mestra de iniciação do terceiro grau Maçom: MAHABONE, que pode ser traduzida como, "Quem é o construtor?" A palavra sempre é passada num sussurro ao iniciado Maçom, no ritual de iniciação,seguida por um aperto de mão e um sinal.

Assim, os ritos Maçonicos, são repassados de geração para geração, representando o grande arquiteto e Grão-Mestre com símbolos que representam  a construção civil, em homenagem à Hirão Abiff.




O templo do Rei Salomão foi construído e destruído 2 vezes em Jerusalém. Um réplica está sendo construída em São Paulo e será concluída por volta de 2015

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...