domingo, 13 de maio de 2012

Luz de uma super-Terra alienígena é detectada pela primeira vez



Pela primeira vez, astrônomos conseguiram detectar a luz de uma super-Terra alienígena. O planeta se chama 55 Cancri e, descoberto em 2004 e um dos cinco planetas que circulam a estrela principal, na constelação de Câncer, apenas 41 anos-luz de nós.
Os planetas desse sistema foram detectados através do método Doppler, que procura por pequenas agitações no movimento de uma estrela causadas pela força gravitacional de planetas que a orbitam. Mas agora, os cientistas da NASA conseguiram detectar a luz infravermelho do Cancri e.
Apesar do nome “super-Terra”, o planeta não é habitável. Outras curiosidades: ele tem cerca de 60% a mais de diâmetro do que a Terra, é cerca de oito vezes mais massivo e a temperatura em sua superfície pode chegar a 1.726 graus Celsius! Além de tudo isso, festas de fim de ano lá seriam a cada 17 horas e 41 minutos, já que esse é o tempo que demora a sua órbita. Morar lá seria apenas champagne!
O planeta está tão próximo de sua estrela que, apesar de ser rochoso como a Terra, sua superfície está coberta por água em um estado de super-fluído, sem uma atmosfera fixa, já que ela está se esvaindo. Lá, o sol é 60 vezes maior e 3,6 mil vezes mais brilhante. Incrível, não?
HyperScience

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...