segunda-feira, 21 de maio de 2012

Eclipse solar é visto no Japão e Taiwan



Lua cobriu o sol até tapar cerca de 94% de sua superfície e desenhar anel. Evento só se repetirá na capital japonesa em três décadas.

 
(Efe/G1)
 Moradores de países como Japão e Taiwan puderam desfrutar na manhã de segunda-feira (21), ainda noite de domingo no Brasil, de uma vista privilegiada do eclipse solar.

Por volta das 7h30 no horário local (19h30 do domingo em
 Brasília) Tóquio foi a maior metrópole desde a qual se pode ver o fenômeno, no qual a Lua cobriu o Sol até tapar cerca de 94% de sua superfície e desenhar um anel.

O evento, que na capital japonesa só se repetirá com estas características dentro de três séculos, levantou uma grande expectativa e levou à tomada de medidas como a mudança de horário de muitos colégios para permitir que as crianças o vejam acompanhadas.

Também foram distribuídos folhetos com recomendações que lembram que não se deve olhar diretamente para o sol sem a
 proteção adequada e descrevem como observar de forma segura o eclipse, que será visível em grande parte do arquipélago japonês.

Algumas joalherias de Tóquio aproveitaram para promover a venda de anéis comemorativos deste eclipse, ao mesmo tempo em que vários estabelecimentos colocaram em suas vitrines toda uma gama de óculos, telas negras e telescópios.

Embora todo o processo dure duas horas, a fase anular só pode ser vista durante cinco minutos.

A última vez que um fenômeno deste tipo pôde ser visto na capital japonesa foi há 173 anos, em setembro de 1839.

----
Mais imagens
 aqui

 Fonte -Gaea Astronomia

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...