terça-feira, 31 de maio de 2011

Nasa encerra a missão Endeavour


Depois de mais uma missão bem-sucedida no espaço, o ônibus espacial Endeavour se desligou da Estacão Espacial Internacional (ISS) e iniciou a viagem de volta à Terra na madrugada deste segunda-feira. Esta foi a última viagem da missão Endeavour, iniciada em 1992 e que teve como um dos grandes êxitos, a correção das lentes do telescópio Hubble, em 1993. A desacoplagem ocorreu na madrugada  de ontem (horário de Brasília). A estação, uma mega estrutura de aço, está posicionada a 346 quilômetros da Terra, sobre a Bolívia. “O Endeavour está de volta à Terra.  “Bons ventos e mares calmos, pessoal”, disse Ron Garan, um dos astronautas . “Obrigado Ron”, respondeu o comandante Mark Kelly.


Astronautas da Endeavour fotografam anoitecer na Estação Orbital. No horizonte, o contorno da Terra
Astronautas da Endeavour fotografam anoitecer na Estação Orbital. No horizonte, o contorno da Terra

Na 25ª e última viagem ao espaço, o ônibus espacial transportou um equipamento de 2 bilhões de dólares -  Espectômetro Alfa Magnético (AMS, na sigla em inglês), para experiências científicas. Com o equipamento terá início uma série de pesquisas que irão ajudar os cientistas a estudar a formação do universo, procurar evidências de matéria escura, assim como investigar a antimatéria. O equipamento tem  capacidade de captar até 40 milhões de partículas diariamente. 



De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, Nasa, nesses onze dias os astronautas fizeram quatro caminhadas no espaço, fazendo também pequenos consertos no laboratório internacional. 



Após o pouso nesta quarta-feira, na  Florida, o ônibus irá diretor para um museu em Los Angeles, onde poderá ser visitado pelo público.  Com o fim da missão Endeavour, o único ônibus espacial em atividade da frota da Nasa será o Atlantis, que deverá fazer a última missão em julho. De acordo com a BBC, “após o final dos 30 anos do programa de ônibus espaciais, a Nasa deverá usar as cápsulas Soyuz, da Rússia, para levar seus astronautas para a Estação Espacial Internacional. Além disso, várias companhias comerciais americanas também devem participar das viagens espaciais a partir do meio da década.”



Enquanto isso – informa a BBC - “a Nasa vai comprar assentos nestes “táxis” de astronautas.” Com essa iniciativa, a Nasa espera economizar dinheiro enquanto constrói “um Sistema de Lançamento Espacial capaz de viajar além da Estação Espacial Internacional, para a Lua, asteroides e para Marte”.



 Nestas três décadas, dois grandes tragédias foram registrados. A primeira em janeiro de 1986, quando Challenger explode pouco tempo depois da decolagem, matando sete astronautas morrem. O segundo, em fevereiro de 2003, quando o Columbia desintegra-se durante a reentrada na atmosfera, matando sete astronautas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mapa de visitantes no mundo

Sociedades e Conspirações

Sociedades e Conspirações
templários, maçonaria, iluminatti, Alquimistas veja tudo aqui

S.E.T.I

S.E.T.I
Seach for Extra Terrestrial Intelligence

Parceiros

Powered by BannerFans.com

Fórum Confidencial Info

Novo Fórum UFO League

Localizador

Visitantes


contador visitas gratuito