Dados do USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) mostram que o terremoto de 8,9 graus na escala Richter  que atingiu a costa do Japão nesta sexta-feira (11) foi o quinto maior  em todo o planeta desde 1900 e o maior dos últimos sete anos.
| Mapa do terremoto atualizado (fonte:G1) | 
O maior tremor da história foi registrado no dia 22 de maio de 1960,  quando um abalo de magnitude 9,5 na escala Richter (que vai até dez)  atingiu o sul do Chile, matando 1.655 pessoas, ferindo 3.000 e causando  um prejuízo de R$ 913 milhões no país, com reflexos negativos em pelo  menos outros três países.
O segundo maior foi registrado na localidade de Prince William Sound,  no Estado americano do Alasca, em 28 de março de 1964, com magnitude  9,2. Quinze pessoas morreram em virtude do tremor, mas outras 113  pereceram diante do tsunami causado por ele.
Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 graus na escala  Richter atingiu a costa oeste da ilha de Sumatra, na Indonésia, e causou  a morte de 227.898 pessoas, muitas delas em virtude do tsunami gerado  pelo tremor no oceano Pacífico.
O quarto maior foi registrado em 4 de novembro de 1952, em Kamchatka,  na Rússia. Com magnitude de 9 graus, o abalo gerou prejuízos de R$  1,328 milhão, porém não foram registradas mortes na ocasião.
  Tsunami
Um aviso de ondas gigantes foi emitido pelo americano Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico após o terremoto.
  As Filipinas ordenaram a retirada de milhares de cidadãos na costa  oriental do terço norte do país, pelo risco de a onda gigante atingir a  região.
   Segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Philvolcs), a  onda gigante chegaria ao litoral leste da ilha de Luzon entre 17h e 19h  do horário local (6h e 8h de Brasília).
   Nova Zelândia, Taiwan, Indonésia e a ilha de Guam também emitiram alertas.
   Imagem  divulgada pelas autoridades meteorológicas dos EUA mostra a previsão de  como o tsunami vai viajar pelo Oceano Pacífico nesta sexta (11). O  tremor ocorreu às 14h46 locais, 2h46 de Brasília. (Foto: AFP  PHOTO/NOAA/HO)
Fonte: Portal R7 , G1
 

 
 

0 Comentários:
Postar um comentário
Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.