domingo, 2 de janeiro de 2011

Hermes Trimegistus - o Mito e a Religião 


Para muitas pessoas, o deus Grego Hermes, é apenas um mito que envolve o mensageiro dos deuses do Olimpo, que segura o seu Caduceu e tem botas com asas. Mas a história do personagem Hermes vai muito além da imaginação e dos mitos.


para enterder melhor quem foi a pessoa de Hermes, precisamos voltar no tempo e buscarmos a lenda de Atlântida.Segundo as lendas e escrituras Atlantes, Toth, um mensageiro e escritos, dotade de grande sabedoria e escolhido pelos deuses para ser o Arauto da nova era, e que foi encarregado de ser o construtor e o difusor da cultura Atlante ao redor do mundo através das colônias Atlantes. Quando chegou ao egito, ele ajudou a construção das pirâmides e ensinou aos egípcios a energia interna , Akashika, e a taquiometria, ou seja a força da mente humana sobre a matéria. Dotado de grande sabedoria , ficou conhecido como TOTH, no egito. Na Grécia, ficou conhecido como Hermes, ou Mercúrio para os Romanos.
 Toth é um deus egípcio o qual simboliza a lógica organizada do universo. Ele é relacionado aos ciclos lunares a qual em suas fases expressa a harmonia do universo. E também como deus do verbo e da sabedoria foi naturalmente identificado com Hermes. Como o deus dasabedoria o Toth foi atribuído como escritor de uma série de textos sagrados egipcíos os quais descrevem os segredos do universo. Os textos Herméticos antigos podem ser considerados também retentores de ensinamento e de uma base de iniciação a antiga religião egípcia.
Como todos os deuses egípcios o Toth inicialmente era adorado localmente, mas depois a adoração a ele espalhou-se por todo o Egito. Uma das localidades de adoração ao Toth era na Grande Hermópolis. Com o estabelecimento da dinastia ptolomaica naquela região Gregos imigraram também para a cidade sagrada de Toth. Desta imigração de gregos advém a identificação de Hermes com Toth. 
Foi o grande divulgador das Sete Leis Atlantes que regem o universo e que na minha opinião deveria ser matéria nas nossas escolas! pois isso é verdadeiramente o conhecimento de deus no mundo capaz de promover a paz.
Seus ensinamentos estão contidos hoje nas tábuas de Esmeralda, hoje desaparecidas, continha a história da criação do homem e de Atlântida, escrita pelo próprio Hermes.
Os egípcios reverenciaram por muitos anos a sua memória, denominando-omensageiro dos deuses e ajuntando-lhe como distintivo o seu antigo título “Trismegistos” que significa três vezes grande:
Primeiro: como Hermes que era considerado um dos grandes mestres;
Segundo: como Thot que foi considerado duas vezes grande e;
Terceiro: como Hermes Trismegistos: que é o sincronismo de Hermes com Thot.
O Deus Thot teria criado o mundo por meio do lógos, da palavra; substituto de Ré, o deus supremo: mensageiro, iluminador, juiz interior (consciência), guia, mediador. Personifica a revelação da sabedoria dos homens e do caminho da eternidade.
O Deus Thot é considerado também o mestre da escritura, da palavra e da inteligência.
3- Segundo Santo Agostinho em “A Cidade de Deus” Trismegistos é o tataraneto de um contemporâneo de Moisés.
4- Na tradição islâmica é identificado com Idris.
5- Mercúrio penetra no cristianismo como:
- O Deus da eloqüência,
- Hermes-Logos = Cristo-Logos.
- Hermes deus dos rebanhos (Crióforo) = vários santos são representados com carneiros nas costas, ou pastoreando-os.
- psicopompo - atributo também de Cristo



Na renascença:
- Virgílio de Dante faz a função de Hermes.
7- Mercúrio e o tarô - tarô é um método sintético para desenvolvimento do “sentido dos símbolos”.
Como toda filosofia Hermética, o tarô também tem sua origem desconhecida. Há estudiosos que afirma que eram, inicialmente, utilizados por ciganos espanhóis. Outros ocultistas atribuem aos egípcios a origem do tarô. Existiam, ainda, produções similares na China e na Índia, na mesma época que o tarô aparece na Europa.
Para muitos pesquisadores, o tarô é o sumário das quatro ciências Herméticas: Cabala, Astrologia, Alquimia e Magia.
Todas estas ciências são atribuídas a Hermes Trismegistos e representam um sistema amplo e profundo de investigação psicológica da natureza humana em sua relação com o mundo físico e espiritual.
8- Hermes é identificado nas crenças afro-brasileiras como Exú.
Exú é o Orixá guardião dos caminhos. Caminhos que levam e trazem e fazem as pessoas se encontrarem ou se distanciarem. É quem faz com que os ritos sejam cumpridos, principal responsável pela ligação do mundo espiritual e o mundo material.
Emissário/mensageiro entre os homens e os Orixás: faz o elo de ligação entre o homem e os demais Orixás, tanto na passagem como na comunicação.


O hermetismo começou a ser praticado a partir do seculo XIX na Europa Ocidental e praticada pelos alquimistas e magos da época tudo originado pelos conhecimentos do mestre TOTH , o Atlante.A escola dos Mistérios que ficava no lado esquerdo da grande pirâmide Atlante era considerada a primeira escola de Mistérios do Mundo. 
Como a origem dos conhecimentos herméticos datam de alguns milhares de anos, é natural que durante tão longo tempo hajam ocorrido grandes transformações, tanto no que diz respeito aspectos organizacionais quando no contexto dos próprio ensinos. Disto resultou um grande número organizações no passado assim como no presente intituladas de "Ordem Hermética". Os conhecimentos e a estruturação de algumas são oriundas das Escolas de Mistérios do Antigo Egito. Naturalmente o termo "Ordem" só apareceu depois da decadência do Egito, quando grupos de estudiosos deram nomes às organizações que transmitiam o conhecimento deixados por Thoth.

Sempre existiram muitas organizações que se intitularam de Sociedade, ou de Ordem Hermética, e também na atualidade. Muitas trazem ensinamentos autênticos, embora algumas atribuam o nome "hermética" a conceitos de grupos ou meras fantasias.
Ordens herméticas que ficaram consagradas ao longo dos séculos foram a Ordem dos Cavaleiros Templários, a Maçonaria e a Ordem Rosacruz.A Ordem Hermética da Aurora Douradaé uma ordem nova comparada com as anteriores,ela surgiu na década de 1880.


Hermes trimegistus para os Alquimistas.


           


Essa cançao é de um artista brasileiro que fala do Deus Hermes trimegistus e suas tabuas de Esmelda

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...