segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Telescópio espacial encontra a galáxia mais distante já descoberta!


   

Trata-se da SXDF-NB1006-2

Uma equipe de astrônomos liderada por Takatoshi Shibuya (Pós-Graduação da Universidade de Estudos Avançados, Japão), Dr. Nobunary Kashikawa (Observatório Astronômico Nacional do Japão), Dr. Kazuaki Ota (Universidade de Kyoto) e Dr. Masanori Iye (Observatório Astronômico Nacional do Japão) usou os Telescópios Su
baru e Keck para descobrir a galáxia mais distante até à data, a uma distância de 12,91 bilhões de anos-luz da Terra ( comparando com a idade do universo 13,7 bilhões de anos). Esta galáxia está ligeiramente mais longe que GN-108036, que o Subaru descobriu o ano passado e que detinha o recorde de galáxia mais longínqua descoberta. Em adição, a equipa de pesquisa verificou que a proporção de hidrogênio gasoso neutro no Universo com a idade de 750 milhões de anos, era maior do que a de hoje em dia. Estes achados ajudam-nos a compreender a natureza do Universo primitivo durante a "alvorada cósmica", quando a luz de antigos objetos e estruturas celestes apareceram a partir da escuridão.

Calculando o Redshift (desvio para o vermelho) de SXDF-NB1006-2, os pesquisadores levaram espectros do objeto com a de 10 metros Keck II telescópio no Havaí, quebrando a luz da galáxia em comprimentos de onda que a compõem. Eles identificaram uma linha espectral, que parece ser a emissão Lyman alfa a partir de um desvio para o vermelho de 7,215.

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...