domingo, 1 de julho de 2012

Explosão solar destrói atmosfera do planeta HD 189733b


Uma equipe de astrônomos observou recentemente um fenômeno belo e, ao mesmo tempo, assustador: uma explosão solar forte o suficiente para arrancar quase toda a atmosfera de um planeta.
Calma, amigo leitor, isso tudo aconteceu bem longe daqui, fora do nosso sistema solar. A “vítima” foi o planeta HD 189733b, que, como a boa e velha Terra, tem um céu azul – mas as semelhanças param por aí. Ele se parece mais com Júpiter: é um gigantesco planeta gasoso, e fica extremamente próximo de seu “sol” (que é menor que o nosso, mas causa efeitos fortíssimos justamente por sua proximidade).
“Nós não apenas confirmamos que as atmosferas de certos planetas evaporam”, explica o astrônomo Alain Lecavelier des Etangs, líder da equipe, “nós vimos que as condições físicas desse fenômeno variam. Ninguém havia feito isso antes”.

Raios-X, os destruidores de atmosferas

No final de 2011, Lecavelier e sua equipe observaram uma explosão de gás atmosférico no planeta, expelido em grande quantidade (cerca de 1.000 toneladas por segundo).
Apesar das temperaturas extremas do planeta (acima de 1.000˚C), sua atmosfera não é quente o bastante para evaporar. O que causou o fenômeno, sugerem os pesquisadores, foi uma intensa onda de radiação de raios-X e ultravioleta emitida pelo seu “sol”, 20 vezes maior do que as ondas emitidas pelo nosso.
Os raios-X têm energia o suficiente para aquecer o gás atmosférico a dezenas de milhares de graus, tornando-o quente o bastante escapar da gravidade do planeta gigante. É algo parecido com o que acontece (embora em escala muito menor) quando uma tempestade solar atinge a Terra e interfere nos nossos sistemas de telecomunicação.
Apesar dos resultados animadores, a equipe diz que serão necessários mais estudos para saber exatamente o que levou a atmosfera do planeta a evaporar

HyperScience.

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mapa de visitantes no mundo

Sociedades e Conspirações

Sociedades e Conspirações
templários, maçonaria, iluminatti, Alquimistas veja tudo aqui

S.E.T.I

S.E.T.I
Seach for Extra Terrestrial Intelligence

Parceiros

Powered by BannerFans.com

Fórum Confidencial Info

Novo Fórum UFO League

Localizador

Visitantes


contador visitas gratuito