segunda-feira, 2 de abril de 2012

Estrela explode e vira do avesso


Há cerca de 300 anos (há pouco tempo, em termos espaciais), uma estrela explodiu na constelação de Cassiopeia, a aproximadamente 11 mil anos-luz da Terra. A movimentação que gerou a supernova resultante, chamada de Cassiopeia A (ou Cas A), está sendo reconstituída no observatório Chandra, da NASA (satélite lançado em 1999).
Aparentemente, a estrela “virou do avesso” depois de explodir. Como uma estrela pode virar do avesso depois de explodir?
Isso acontece devido aos elementos químicos que a estrela formou durante sua vida. O que os cientistas fizeram foi analisar imagens de raio-X que mostram o que sobrou da estrela explodida há três séculos, e comparar com a composição da estrela ainda inteira, antes da explosão.
A estrela antiga, conforme projeção dos pesquisadores, possuía ferro no núcleo, seguido por uma camada de enxofre e silício, e uma externa de oxigênio, neônio e magnésio. A superfície da estrela era composta de gases como hélio e hidrogênio.
As imagens recentes, coletadas pelo satélite, mostram um fenômeno curioso. Na distribuição dos elementos que sobraram do extinto corpo celeste, o ferro do antigo núcleo aparece justamente na parte mais externa dos restos da estrela.
Logo em seguida, já se percebem pontos de enxofre e silício, que compunham a segunda camada mais interna, e assim por diante. Para comprovar que os elementos realmente trocaram de ordem, os cientistas vasculharam a região central da massa estelar e não havia mais resquícios de ferro lá, que foi todo expelido para a camada externa.
A imagem de raio-X que mostra a distribuição dos elementos foi coletada durante um milhão de segundos (o que equivale a cerca de onze dias e meio), e, conforme explicam os cientistas, pode servir de base para um estudo mais apurado a respeito do mecanismo das supernovas.
HyperScience.

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...