segunda-feira, 7 de novembro de 2011


Nesta terça-feira, um asteroide de 400 metros de diâmetro passará nas cercanias do nosso planeta. O evento ocorrerá alguns minutos depois do acionamento dos foguetes da sonda Phobos-Grunt, o que tornará a noite do dia 8 de novembro bastante agitada em termos astronômicos.
 imagem do asteroide 2005 YU55 feita pelo radiotelescópio de Arecibo em 19 de abril de 2011, quando o objeto estaca a 2.3 milhões de quilômetros de distância
Batizado de 2005 Yu55, o asteroide foi descoberto em 28 de dezembro de 2005 por Robert McMillan, do programa de observação espacial Spacewatch e desde 2010 tem sido observado e estudado por Mike Nolan, Ellen Howell e outros pesquisadores ligados ao radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico. As imagens de radar mostraram que o objeto é muito escuro e esférico, com cerca de 400 metros de diâmetro.
O momento da máxima aproximação com a Terra será no dia 8 de novembro às 21h28 pelo horário de Brasília, quando deverá chegar a apenas 325 mil km de distância. O objeto também cruzará a órbita lunar às 05h13 do dia seguinte, passando a cerca de 238 mil km de distância do nosso satélite.
Apesar das distâncias de aproximação serem consideradas pequenas em termos astronômicos, não há qualquer chance do objeto se chocar com a Terra ou com a Lua.
animação da aproximação do asteroide no dia 8 de novembro de 2011. Crédito: Nasa/SSD/Arecibo Observatory/Michael Nolan/JPL-Caltech/Apolo11.com.
2005 YU55 é um objeto diurno o que significa que o momento da máxima aproximação o asteroide estará abaixo do horizonte brasileiro e não será visível no céu noturno e as observações ópticas não são possíveis de serem feitas com telescópios convencionais. O objeto viaja pelo espaço a 13.72 km/s, cerca de 49 mil km/h.


Muito Grande
No entender da cientista Barbara Wilson, ligada ao Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, não é incomum que asteroides passem perto da Terra, alguns até mais próximos ainda. O que diferencia 2005 YU55 dos demais é seu tamanho. "Nas outras ocasiões em que grandes asteroides passaram tão perto não tínhamos tecnologia e conhecimento para tirar algum proveito do evento. Agora, com mais recursos, a aproximação será uma grande oportunidade para que os instrumentos em terra possam acompanhar e coletar grandes quantidades de dados", disse Wilson.


Em 19 de abril de 2011 a rocha foi acompanhada "de perto" pelo radiotelescópio de Arecibo, instalado em Porto Rico. Na ocasião os cientistas puderam fazer as primeiras imagens do visitante, quando o asteroide estava a 2.3 milhões de quilômetros de distância. No entanto, devido à resolução de apenas 7.5 metros por pixel, as imagens não apresentam grandes detalhes.

"Agora, esperamos obter imagens de 4 metros por pixel de resolução, que serão feitas com auxílio da antena da Rede do Espaço Profundo (Deep Space Network), instalada na Califórnia", disse o radioastrônomo Lance Benner, do JPL. "O asteroide estará sete veze mais perto e as imagens de radar deverão fornecer muito mais detalhes", completou.

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mapa de visitantes no mundo

Sociedades e Conspirações

Sociedades e Conspirações
templários, maçonaria, iluminatti, Alquimistas veja tudo aqui

S.E.T.I

S.E.T.I
Seach for Extra Terrestrial Intelligence

Parceiros

Powered by BannerFans.com

Fórum Confidencial Info

Novo Fórum UFO League

Localizador

Visitantes


contador visitas gratuito