terça-feira, 18 de outubro de 2011

Galileo: Foguete Soyuz parte pela primeira vez da América do Sul



 
Pela primeira vez desde o começo da Era Espacial, há mais de 50 anos, um foguete russo partirá de uma base diferente do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão ou de Plesetsk, na Rússia. O local será a base de Kouru, na Guiana Francesa, que onde partirá o primeiro par de satélites do projeto GALILEO, o concorrente europeu para o GPS americano.



lançamento de um foguete do tipo Soyuz a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão

O lançamento está marcado para as 08h34 pelo horário de verão da próxima quinta

-feira, 20 de outubro e marcará oficialmente a construção da constelação GALILEO, que será composta de 26 satélites. Em 2012, outros dois equipamentos serão lançados e juntos dos dois primeiros formarão o núcleo principal da constelação.



Assista ao vivo na quinta-feira!

O foguete de 3 estágios Soyuz ST-B chegou à Guiana Francesa transportado por aviões cargueiros e em seguida foi levado ao prédio de montagem através de uma rodovia de 600 metros.


Projeto Galileo

Ao contrário do sistema GPS, quando finalizado o Projeto Galileo de navegação por satélite será operado integralmente por órgãos não militares. Além dos satélites da própria constelação, o sistema também fará uso dos sinais do sistema GPS norte-americano e do GLONASS, russo, o que permitirá que o sistema atinja um nível de precisão estimado em 1 metro contra os atuais 15 a 20 metros do sistema GPS. Além disso, devido à técnica empregada, a qualidade e integridade dos sinais de posicionamento serão bem superiores aos do sistema norte-americano.

Esquema da constelação do Satélite Galileo.

A construção dos primeiros 14 satélites custou a União Europeia 810 milhões de dólares e está a cargo da empresa alemã OHB System AG. Segundo as autoridades europeias, quando finalizado Galileu irá melhorar a cobertura em altas altitudes e dentro dos grandes centros urbanos, onde edifícios podem bloquear os sinais.



Relógios de alta precisão



O primeiro passo para a construção do sistema GALILEO foi dado em dezembro de 2005, quando a ESA lançou o satélite Giove-A (Galileo In-Orbit Validation Element ou Elemento de validação em órbita do projeto Galileo) com o objetivo de fazer os primeiros testes da rede.

Em 2008 a agência colocou em órbita o Giove-B, que carregava a bordo o mais preciso relógio atômico já lançado ao espaço, um subsistema fundamental para atingir a precisão esperada do projeto.

Dentro de Giove-B existem dois relógios atômicos redundantes de Rubídio, cada um deles com estabilidade de tempo melhor que 10 nanosegundos por dia. Além deles, a nave também carrega a menina dos olhos do projeto GALILEO, o Passive Hydrogen Maser ou PHM, um relógio atômico de precisão superior a 1 nanosegundo por dia e que de acordo com os cientistas europeus, é o mais estável e preciso relógio atômico já colocado em órbita.

A precisão dos relógios a bordo dos satélites é de vital importância em um sistema de posicionamento, já que será com base no tempo informado pelos relógios que as efemérides de distância e tempo serão calculadas. Pequenas diferenças de contagem podem se transformar em erros de cálculos com muitos metros de diferença.

Além das referências de tempo, a Giove-B também incorpora um experimento de monitoração de radiação, que fornecerá dados sobre o ambiente na altitude do satélite e também um retro refletor laser de alta precisão, que será usado para efetuar medições e correções de altitude com relação à superfície.

Fonte:
   

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mapa de visitantes no mundo

Sociedades e Conspirações

Sociedades e Conspirações
templários, maçonaria, iluminatti, Alquimistas veja tudo aqui

S.E.T.I

S.E.T.I
Seach for Extra Terrestrial Intelligence

Parceiros

Powered by BannerFans.com

Fórum Confidencial Info

Novo Fórum UFO League

Localizador

Visitantes


contador visitas gratuito