sábado, 10 de setembro de 2011

Video: Sonda Stereo-B capta cometa Elenin mais enfraquecido




Animação de imagens captadas pelas lentes do telescópio solar Stereo-B entre os dias 14 e 26 de agosto de 2011 mostra que o cometa C/2010 X1 Elenin está de fato perdendo seu brilho. 

O novo vídeo confirma as observações feitas por telescópios terrestres que mostram que o cometa está realmente se desintegrando no espaço.






Nas imagens, captadas pelo imageador heliosférico Secchi-HI 2, o cometa aparece como um pequeno ponto que surge no canto esquerdo, próximo ao Sol e cruza praticamente todo o campo de visão do instrumento. As imagens foram obtidas com técnicas que diminuem o brilho de estrelas e destaca objetos como cometas e asteroides. Pelos registros fica nítido a diminuição do tamanho de C/2010 X1 Elenin.

Observações feitas pelo astrônomo australiano Michael Mattiazzo no dia 6 de setembro também revelam pouca alteração no brilho do material cometário ao se comparar com imagens tomadas um dia antes. No entender de Mattiazzo, o núcleo de Elenin está se desintegrando e não deverá resistir ao periélio (maior aproximação com o Sol) no dia 10 de setembro.



Mattiazzo estima que o brilho de C/2010 X1 Elenin seja de 8.5 magnitudes, mais brilhante que o calculado pelo JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa. Segundo o órgão, o brilho de Elenin é de 10.5 magnitudes, mas esse valor não encontra eco entre observadores amadores.

Agora, a maior expectativa é esperar que os fragmentos do cometa entrem no campo de visão do telescópio solar Soho, o que deve ocorrer no próximo dia 23 de setembro. Os resultados dessa observação deverão determinar como o cometa se apresentará no perigeu em outubro, quando o objeto deverá atingir a menor distância com a Terra, a 35 milhões de quilômetros.
 

Apolo11.com - Todos os direitos reservados

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mapa de visitantes no mundo

Sociedades e Conspirações

Sociedades e Conspirações
templários, maçonaria, iluminatti, Alquimistas veja tudo aqui

S.E.T.I

S.E.T.I
Seach for Extra Terrestrial Intelligence

Parceiros

Powered by BannerFans.com

Fórum Confidencial Info

Novo Fórum UFO League

Localizador

Visitantes


contador visitas gratuito