quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Telescópio que procura novas formas de vida no espaço é reaberto


No último mês de abril, os telescópios do instituto SETI ( Search for Extraterrestrial Intelligence Institute, Instituto de Pesquisa por Inteligência Extraterrestre),foram inaugurados, mas fechados pouco tempo depois por falta de fundos. Agora, foi injetada uma verba de 30 milhões de dólares (47 milhões de reais) para que ele volte a funcionar.
Trata-se de um órgão fundado em 1984 na Califórnia (EUA), com grande nível de profissionalismo e parcerias com várias empresas mundialmente famosas, inclusive a NASA. Talvez isso explique como eles conseguiram uma verba tão substancial para construir o equipamento, batizado de Telescópio Allen. O financiamento do projeto, contudo, não é apenas interno: celebridades como a atriz Jodie Foster conseguiram levantar mais 200 mil dólares em doações (317 milhões de reais), que vieram de mais de 2.400 pessoas.
O Telescópio Allen, na verdade, é um conjunto de 42 rádio-telescópios que têm a missão de detectar outras formas de vida no universo. A renda levantada, segundo os líderes do projeto, é suficiente para manter o equipamento em operação no mínimo até o fim do ano. Para se manter depois disso, já há uma nova parceria. A força aérea dos EUA vai pagar ao Telescópio Allen para que ele detecte lixo espacial que possa atrapalhar o funcionamento de satélites. O projeto, portanto, arranjou um meio de se sustentar.
Jodie Foster sintetiza a importância que dá ao projeto: “O Telescópio Allen pode transformar ficção científica em ciência de verdade, mas isso só é possível se examinarmos ativamente o céu”. Nomes mais ligados à exploração do espaço, como o astronauta Bill Anders, também deram suporte financeiro à iniciativa

Hyperscience/BBC

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...