sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Satélite desgovernado: lixo espacial pode cair no Brasil



Atualização - 23 set 2011

De acordo com os últimos cálculos de decaimento orbital realizados pelo Apolo11, o satélite científico UARS deverá reentrar na atmosfera terrestre nesta sexta-feira, entre às 16h00 e 20h00 pelo horário de Brasília, com maiores chances de cair no leste das Filipinas às 17h00 BRT. O Brasil está na rota!





Previsão de reentrada satélite UARS

Clique para Ampliar


Os dados são baseados nos últimos elementos orbitais recebidos na manhã desta sexta-feira e levam em conta o fluxo solar informado até as 23h00 de quinta-feira.
O mapa acima mostra as diversas órbitas previstas para a passagem do satélite nos horários estimados para a reentrada.


No Brasil

Entre 16h13 e 16h22 o satélite estará margeando toda a costa do Brasil desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte. Entre às 17h48 e 17h53 sobrevoará uma linha que vai desde o Mato Grosso até o extremo norte do Pará.

É muito importante lembrar que essa é uma estimativa calculada e pode sofrer alterações ao longo do dia. De acordo com a agência espacial americana, Nasa, dados mais precisos serão informados com apenas duas horas de antecedência.

Olho no céu!


0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...