sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Nasa orienta Stereo-B e registra imagens do Cometa Elenin

A agência espacial americana iniciou no começo de agosto a primeira fase da campanha de observação do cometa C/2010 X1 Elenin, registrando as primeiras imagens com o telescópio solar Stereo-B. As cenas mostram um objeto ainda difuso, que a cada dia se aproxima mais da Terra


Cometa Elenin visto pelo telescópio solar Stereo-B


Clique para ver a animação

Para registrar a aproximação do cometa, a Nasa está fazendo manobras diárias na orientação do telescópio espacial Stereo-B, rotacionando as lentes do equipamento em 135 graus para que o cometa possa entrar no campo de visão do instrumento, normalmente posicionado parta observação solar. Essa primeira fase da campanha teve início no dia 1 de agosto e deverá durar 12 dias, com duas horas de observações diárias.
Após este período o cometa já deverá aparecer no campo de visão de Stereo-B, sem que seja necessário reapontar o telescópio.

Os primeiros registros começaram a ser feitos às 05h00 pelo horário de Brasília e mostram o cometa como um pequeno ponto difuso, movendo-se a cerca de 7 milhões de quilômetros do telescópio espacial. As cenas foram captadas pelo instrumento HI-2, um imageador heliosférico grande-angular que opera no comprimento de onda da luz visível, empregado na detecção de ejeções de massa coronal.

À medida que o cometa se aproxima do plano formado entre o Sol e o telescópio, teremos um aumento do brilho do objeto. Isso se deve a um processo conhecido por "espalhamento ótico", quando pixels vizinhos do CCD no interior do telescópio também são sensibilizados. Quando o objeto focalizado é muito luminoso esse processo cria uma espécie de linha que se estende dos dois lados do ponto.



Fonte:Apollo 11

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mapa de visitantes no mundo

Sociedades e Conspirações

Sociedades e Conspirações
templários, maçonaria, iluminatti, Alquimistas veja tudo aqui

S.E.T.I

S.E.T.I
Seach for Extra Terrestrial Intelligence

Parceiros

Powered by BannerFans.com

Fórum Confidencial Info

Novo Fórum UFO League

Localizador

Visitantes


contador visitas gratuito