segunda-feira, 16 de maio de 2011

NASA Da sinal verde para a decolagem do Endeavour nesta segunda-feira (16)

Os membros da Equipe STS-134, comandadospor Mark Kelly (à direita), saindo das Operações Kennedy e o supervisor de construção no caminho para o veículo que irá ser lançado na plataforma PAD 39A.Creditos: NASA.


A Nasa autorizou, neste sábado (14), o lançamento da nave Endeavour para segunda-feira (16). Em sua última viagem, o ônibus transportará seis homens rumo à ISS (Estação Espacial Internacional).

Os responsáveis pela missão STS-134 decidiram ontem, por unanimidade, dar autorização para que a nave decolasse amanhã. A definição ocorreu após os cientistas calcularem em 70% as possibilidades de condições meteorológicas adequadas para, informou a agência espacial americana em entrevista coletiva.

A tripulação, liderada pelo comandante Mark Kelly, já se encontra em Cabo Canaveral para os últimos preparativos.

A congressista Gabrielle Giffords, esposa de Kelly e que se recupera do ferimento na cabeça sofrido em um tiroteio ocorrido em Tucson, no Arizona, no mês de janeiro, também está no local. A contagem regressiva começou na sexta-feira (13).

Esta será a penúltima missão antes que o lançamento do Atlantis, marcado para junho, encerre uma era nas viagens espaciais.

O Endeavour, que se prepara para sua última jornada, não pôde levantar voo na primeira data prevista - 29 de abril - devido a um problema com dois aquecedores da unidade de potência auxiliar.

Posteriormente, no dia 2 maio, data anunciada pela Nasa para a nova decolagem, foi adiada outra vez por problemas técnicos.

Agora, o lançamento está previsto para as 8h56 de amanhã - no horário local (9h56 em Brasília).

O Endeavour viajará à ISS, onde a tripulação fará diversos experimentos científicos, e levará um detector para o estudo da física das partículas nos raios cósmicos.

Além disso, os astronautas preencherão os radiadores com amoníaco e instalarão ganchos e plataformas de suporte no braço robótico da nave, entre outras operações.

Durante os 16 dias da missão, também serão realizadas quatro excursões de trabalhos exteriores, que serão as últimas “caminhadas espaciais” programadas para astronautas das naves.

Esta será a missão número 25 e a última do Endeavour, que até o momento completou 4.429 órbitas e esteve no espaço por mais de 280 dias.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...