sábado, 7 de maio de 2011

NASA adia novamente do ultimo Voo do ônibus espacial Endeavour


Lançamento da nave que seria antes do dia 16, será adiado
 novamente devido a problemas com peças.

por: G1 
Imagem de 4 de maio mostra a nave espacial aguardando na plataforma de lançamentos (Foto: Nasa/Troy Cryder)Imagem de 4 de maio mostra a nave espacial
aguardando na plataforma de lançamentos
(Foto: Nasa/Troy Cryder
)
O último voo do ônibus espacial Endeavour não deve ocorrer antes de 16 de maio, segundo comunicado enviado pela agência espacial americana (Nasa) nesta sexta-feira (16). Este é o quarto adiamento da missão STS-134 -- a última da nave antes da aposentadoria. O lançamento estava previsto para 29 de abril.
De acordo a agência, defeitos no sistema elétrico de aquecimento da nave, causados por uma caixa que controla o fornecimento de energia conhecida como LCA-2, são a causa das dificuldades.
A falha foi detectada poucas horas antes da primeira tentativa de decolagem. A peça defeituosa já foi retirada da nave e os engenheiros da Nasa devem passar o final de semana tentando consertar o problema.
Peça defeituosa que causou o adiamento da missão do Endeavour (Foto: Nasa/Troy Cryder)Peça defeituosa que causou o adiamento da missão do Endeavour (Foto: Nasa/Troy Cryder)









Endeavour
A última tafera do ônibus espacial vai levar seis astronautas e um detector de partículas físicas chamado AMS (Espectrômetro Alfa Magnético-2, em tradução livre) à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Segundo a Nasa, o Endeavour já participou de 24 missões e girou 4.423 vezes ao redor da Terra. Chegou a ser acoplado uma vez ao extinto posto orbital soviético Mir e visitou 11 vezes a Estação Espacial Internacional.
Até agora, 167 pessoas já foram levadas ao espaço pelo veículo, que será aposentado e levado à exposição no Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.
Será a segunda nave a ser aposentada no programa de ônibus espaciais da Nasa. Em março, o Discovery realizou seu última voo, levando o primeiro robo humanoide à ISS. Já o Atlantis deverá participar da missão STS-135 da Nasa, prevista para junho, marcando o fim da era dos ônibus espaciais para a agência norte-americana.

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...