segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Terra é Azul! disse Gagarin há 50 anos atrás!


De: Apollo 11

Em 12 de abril de 1961, o mundo ficou estupefato e maravilhado com o que acabara de ouvir. A bordo da pequena cápsula Vostok, que mal o acomodava, o major russo Yuri Alekseyevich Gagarin proferiu uma das mais emblemáticas frases do século 20 e tornou-se o primeiro ser humano a atingir o espaço interplanetário.


Yuri Gagarin
O voo de Gagarin foi uma revolução em todos os sentidos. O mundo vivia o início da corrida espacial entre os EUA e a União Soviética e todos os tipos de objetos e animais já haviam sido lançados ao espaço. Antes de Gagarin, cães, macacos, sapos e ratos já haviam dado aos cientistas informações suficientes sobre o ambiente espacial, mas a colocação de um homem na órbita da Terra ainda não havia sido tentada.

Quando foi lançado, Gagarin tinha apenas 27 anos de idade e no momento em que a cápsula entrou em órbita, foi promovido imediatamente de tenente a major da força-aérea. A cápsula atingiu 320 km de altitude e permaneceu no espaço por 108 minutos, tempo suficiente para completar uma volta ao redor da Terra e marcar o início definitivo da presença do Homem no espaço.

Após o feito, Yuri Gagarin se tornou uma celebridade mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial soviética. Foi aclamado como herói por reis, rainhas e presidentes e por onde desfilava, a multidão ovacionava. Em sua passagem pelo Brasil, foi condecorado presidente Jânio Quadros que lhe concedeu a Ordem do Cruzeiro do Sul.
Gagarin nasceu na Rússia, na cidade de Klushino, em 9 de março de 1934 e morreu em 27 de março de 1968 na cidade de Kirzhach, durante um voo de treinamento. Após sua morte, sua cidade de natal foi rebatizada de "Gagarin" e o centro de treinamentos do Cosmódromo de Baikonur, também leva seu nome.



Fotos: No topo, painel gigante de Yuri Gagarin é exposto no Centro Espacial Goddard da Nasa. Acima, vídeo comemorativo narrado em português. Cédito: Nasa/Youtube.

0 Comentários:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários de baixo calão ou palavras levianas que possam incomodar e atrapalhar um trabalho sério como a Ufologia e a Astronomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...